O Banquete de Herodes por Donatello e a Psicanálise

Magali Ferreira
2 min readApr 29, 2021

--

Essa obra é um baixo relevo em bronze do escultor italiano Donatello.

Cheio de significado mostra o banquete do aniversário de Herodes, no qual Salomé, influenciada por sua mãe Herodias, após uma dança pede a cabeça do profeta João Batista.

No livro vermelho Jung fala de uma Salomé cega acompanhada do profeta Elias. E olhando essa obra comecei a pensar. Quantos sentimentos podem ser representados numa obra de arte? Salomé deveria ser uma menina na época. Na escultura está no lado direito, como se não entendendo a situação. O que havia acontecido? Ela naquele momento poderia ter pedido metade do reino do poderoso Herodes. Mas pediu a cabeça do profeta que condenava sua mãe. A Salomé é chamada de feiticeira. Mas vamos pensar, a Salomé de Jung é cega. O desejo é cego e vazio. Ele é falta. Olhe na obra, Salomé parece não entender bem toda a loucura do seu ato.

Ao lado de Herodes, temos crianças quase caindo para fora da cena. Todos horrorizados olhando para a cabeça de João Batista. Herodias é a única na obra que parece concordar com a situação, pois o profeta a considerava adúltera. Que destruição não causa a irá, a raiva quando nos sentimos culpados.

A obra tem três ambientes, separados por arcos. No segundo momentos vemos músicos tocando para a dança de Salomé. O que pode apaziguar um momento deprimente como esse? A música? Que acalma os loucos e é um remédio para a melancolia?

Quem me conhece sabe que eu amo arcos. Para mim são mágicos, como portais, em que transitamos. E o que fazemos na vida se não velejar por emoções as vezes desconhecidas?

No fundo da obra, no último ambiente, vemos os guardas do calabouço. Que cumpriram ordens, sem pensar. Espectadores de uma festa de emoções. Que não sabem velejar, ainda dependem do movimento do outro.

Quantas vezes não vimos o amor que está na nossa frente e foi embora por um simples medo de enfrentar o novo. Quanto desejo cego nos deixou longe de sermos felizes, pelo simples fato de seguir uma regra ou vingança de outra pessoa? Quando você ouviu sua alma e ignorou seu desejo? Algumas vezes se tivesse escutado minha alma, teria facilitados os movimentos da vida, a minha expansão do inconsciente.

Somos escravos até o momento que encaramos nossa sombra e nos unimos a ela. Acredito que Donatello era um homem simples, que acreditava que não existe a perfeição mas caminhos para preenchermos o vazio de uma vida sem amor. Sombra e luz fazem parte de uma mesma obra de arte.

A Psicanálise e a arte fazem parte da simbologia do nosso inconsciente. Adoro ver o quanto aprendo dia após dia.

Você já faz terapia? Pense nisso. Amplie conceitos.

--

--

Magali Ferreira
Magali Ferreira

Written by Magali Ferreira

Consteladora Integrativa, Mediadora, Psicanálista, estudiosa de Ervas e benzimentos, Reiki, mitologia e Tarô aplicado a psicanálise, Orgones

No responses yet